O que são dermocosméticos?
Os dermocosméticos são produtos que trazem ativos farmacológicos em sua composição, tendo foco na beleza, mas também na saúde da pele. Por causa dessas substâncias presentes na formulação dos dermocosméticos, eles podem ser usados em diferentes tratamentos dermatológicos, como, por exemplo, redução de rugas, manchas e flacidez.
Além disso, os dermocosméticos têm a sua eficácia comprovada em testes clínicos, realizados com a supervisão de um médico dermatologista.
Outra característica dos dermocosméticos é que, geralmente, eles não trazem corantes, perfumes e conservantes em sua composição. Por isso, têm pouquíssimo risco de causar alergias e irritações na pele.
O que são cosméticos?
Já os cosméticos possuem menor concentração de ativos e não necessariamente têm a sua eficácia comprovada, agindo nas primeiras camadas mais superficiais da pele e provocando mudanças imediatas, mas apenas momentâneas.
Por exemplo: se você possui olheiras e manchas no rosto, ao utilizar uma base e um corretivo você obtém uma aparência muito mais uniforme na região. No entanto, ao retirar os produtos, as marcas escurecidas ainda estarão lá.
Desta forma, enquanto os dermocosméticos faciais tratam a pele a fim de reduzir ou eliminar o problema (como, neste caso, realizando o clareamento gradual de manchas em médio e longo prazo), os cosméticos possuem uma ação instantânea, mas passageira, alterando a aparência da pele do rosto apenas enquanto estão aplicados sobre a pele.
Além disso, os componentes presentes na formulação de um cosmético não necessitam de comprovação científica.
Quando usar cada um?
Os dermocosméticos não contêm componentes como perfumes, conservantes e corantes, o que reduz significativamente as chances de irritação e alergias na pele. Por isso, são considerados hipoalergênicos e de fácil absorção.
Já alguns cosméticos podem ter compostos desnecessários que agridem a saúde da pele quando utilizados por um período mais longo. Sem a correta indicação, esse tipo de produto pode trazer nenhum benefício, além de ter mais chances de ser prejudicial à aparência.
Como a variedade é alta, o uso deve ser feito com acompanhamento profissional. A ajuda de um profissional da área pode ajudar a identificar o produto mais adequado para sua pele, garantindo uma aplicação realmente eficiente.
Mesmo que os dermocosméticos atuem de forma mais completa, eles acabam sendo uma opção intermediária entre os medicamentos. Então, devem ser usados com cautela.
Os cosméticos, que atuam na epiderme, contam com finalidades mais simples e podem ser utilizados com mais frequência. Vale lembrar que cada tipo de pele tem uma textura diferente. É importante conhecer a composição dos produtos para que o resultado realmente aconteça.
Entender as diferenças entre dermocosméticos e cosméticos é fundamental antes de adquirir um produto. Caso você deseja ter um efeito imediato, pode optar pelos cosméticos, mas os dermocosméticos são mais eficazes para tratar problemas na pele. É interessante aliar o uso de ambos para ter ainda mais benefícios.