7 dicas para minimizar os danos do secador, chapinha e babyliss
Secadores de cabelo, modeladores e chapinhas são ferramentas que usamos com frequência para modelar e mudar a estrutura natural dos nossos cabelos. Com elas, qualquer um pode transformar um cabelo liso em cacheados, ou um cabelo encaracolado perfeitamente liso.
Mas, você já se perguntou como o calor da ferramenta de modelagem consegue mudar a estrutura do seu cabelo?
Bem, é importante saber que o cabelo é composto por várias camadas. Dentro de uma dessas camadas, existem vários tipos de ligações químicas, uma delas sendo as pontes de hidrogênio. Essas são as ligações que existem em maior quantidade nos fios, e também, as mais fáceis de serem manipuladas.
Isso significa que, cada vez que o fio de cabelo entra em contato com partículas de água, essas pontes se rompem. No entanto, essas ligações voltam a se formar assim que o cabelo é seco.
São essas ligações químicas que são manipuladas quando é realizada uma escova ou um babyliss no cabelo: Ao posicionar so fios de cabelo na forma que se deseja para finalizar o penteado e eliminar a umidade excessiva existente, essas pontes de hidrogênio são refeitas na posição desejada.
Se você usa um secador de cabelo, uma chapinha, ou modelador de cachos por exemplo, é muito provável que a temperatura dessas ferramentas de modelagem estejam muito acima do que o seu cabelo pode suportar. Imagine se os fios dos seus cabelos fossem semelhantes à sua pele: o que acontece se você encostar a chapinha quente nela? A única razão pela qual você consegue suportar esse mesmo calor no cabelo é porque não ele não sente dor!
A aplicação de calor excessivo no fio pode danificar a cutícula, que é a camada externa do fio, que existem para proteger e impedir que elementos prejudiciais cheguem ao córtex capilar. O calor quebra essa camada protetora e, com o tempo, danifica a camada interna (o córtex), deixando os cabelos opacos e secos e, em situações extremas, fragilizando e causando a quebra da fibra.
Dicas para minimizar esses danos
1. Protetor térmico é seu novo melhor amigo
O protetor térmico cria uma proteção física para os fios, deixando-os mais resistentes ao calor e, consequentemente, aos danos.
Esse produto geralmente deve ser aplicado com o cabelo ainda molhado, mas ele também pode ser usado no cabelo seco caso ele tenha secado naturalmente.
Existem várias opções no mercado e você deve escolher um protetor térmico específico para o seu tipo de cabelo, já que a estrutura de cada fio é diferente. Consulte seu médico tricologista.
2. Hidratação SEMPRE!
Hidratar o cabelo ajuda a selar as cutículas, o que cria uma camada de proteção contra o calor, então não se esqueça da hidratação pelo menos uma vez por semana.
3. Chapinha e babyliss só com o cabelo seco
Essa ação é super prejudicial ao seu cabelo porque, no fim das contas, o que você está fazendo é fritar o cabelo. O cabelo molhado fica mais frágil, aí quando você o coloca em contato com uma fonte de calor ele perde água muito rápido, desidratando instantaneamente.
4. Desembarace os fios
Quem faz bastante chapinha no cabelo sabe que o resultado não fica muito bom quando os fios estão embaraçados, mas os danos não são apenas estéticos.
Quando o cabelo está embaraçado, ele fica mais propenso a formar nós, o que pode ocasionar quebra. Então, penteie bem os cabelos antes de pranchá-los e faça isso com cuidado.
5. Secador longe do cabelo
A distância recomendada entre o secador e o cabelo é de 30 cm. Se você coloca o secador muito próximo dos fios e do couro cabeludo, é bem provável que você tenha alguns problemas.
O principal deles é a fragilização dos fios, assim como acontece com a chapinha e o babyliss. Isso também pode queimar o seu couro cabeludo, causando dor e até mesmo bolhas em alguns casos.
O calor excessivo e muito próximo ao couro cabeludo também estimula a produção de sebo, deixando seu cabelo mais oleoso. Além de usar o secador distante do couro cabeludo, uma boa dica também é tentar usá-lo em temperaturas mais baixas.
6. Evite usar todos os dias
Mesmo com todos os cuidados, usar diariamente essas fontes de calor pode acabar com a saúde dos seus fios. Deixar os cabelos secar naturalmente é o mais indicado, então faça um esforço para usar o secador somente para quando for realmente necessário.
7. Invista em ferramentas de qualidade
Se você escolhe seu secador, chapinha ou babyliss pelo preço, pensando em economizar a qualquer custo, é melhor repensar. A qualidade deve vir em primeiro lugar, então analise bem os diferenciais dos produtos.
A opção de regular a temperatura, por exemplo, é indispensável. O revestimento da chapinha deve ser de cerâmica, turmalina ou titânio, então analise bem esses fatores na hora de fazer sua compra.
Esses cuidados apenas minimizam esses danos, nada disso vai blindar completamente seus cabelos contra os malefícios causados pelas fontes de calor. Então, não custa nada reforçar: sempre que possível, deixe os cabelos secar naturalmente.