Cerca de 50% de homens e mulheres apresentam queda de cabelo em algum momento da vida, segundo estudos. Para o tratamento capilar, são oferecidas diversas técnicas, que vão desde o uso de produtos cosméticos e remédio para crescer cabelo, até procedimentos cirúrgicos, para os casos mais avançados da calvície. Para saber qual desses é o melhor para o seu estado clínico, é preciso consultar um profissional, pois a escolha do remédio depende do diagnóstico.
Conhecer quais são os melhores remédios para crescer o cabelo é essencial para recuperar a nossa autoestima. No mercado, há diversas alternativas disponíveis, porém, nem todas trazem os resultados esperados.
8 remédios mais utilizados para crescer cabelo
1. Viviscal
O Viviscal é um complexo capilar usado para promover o crescimento natural do cabelo em pessoas que sofrem com queda dos fios. Ele é composto por um complexo que contém vitaminas e sais minerais, como por exemplo, niacina, zinco e vitamina C.
Os resultados de um estudo clínico, publicado em 2015 no periódico Dermatology Research and Practice, mostraram que, após 3 meses de uso, a perda de cabelo em mulheres foi reduzida e o crescimento do cabelo foi estimulado.
2. Biotina
Essa vitamina, solúvel em água, é uma das vitaminas do complexo B, essencial para converter nutrientes em energia para o organismo. Assim, a biotina atua como um remédio que fornece a energia necessária para estimular o crescimento do cabelo
Suplementos de biotina são facilmente encontrados na forma de cápsulas ou comprimidos e além de nutrir o cabelo, a biotina nutre também as unhas.
3. Finasterida
Nos homens, a queda ou baixo crescimento de cabelo pode ser influenciado por fatores genéticos, o que torna o problema mais difícil de resolver, mas não impossível, pois alguns medicamentos prescritos podem ajudar.
O principal exemplo desse tipo de remédio para crescer cabelo é a Finasterida (nome comercial Propecia). A Finasterida atua inibindo a conversão da testosterona em DHT (dihidrotestosterona), um hormônio que pode desencadear a perda de cabelo.
Porém, esse remédio é indicado apenas em casos comprovados de alopecia e quando ocorre queda de cabelo generalizada. Efeitos adversos como redução na libido e na função sexual são raros, mas podem acontecer, principalmente em doses altas.
4. Minoxidil
O Minoxidil (Rogaine) é outro remédio para crescer cabelo, que precisa ser usado por alguns meses até que os resultados possam ser observados.
No entanto, alguns estudos afirmam que o Minoxidil tem ação apenas temporária e que a queda de cabelo volta a ocorrer após a interrupção do uso.
Alguns efeitos colaterais também podem ser observados, como por exemplo, o surgimento de pelos em locais indesejados como no rosto e nas mãos, aumento da frequência cardíaca e irritação no couro cabeludo.
5. Nutrafol
O nutrafol é um suplemento indicado para o crescimento dos cabelos, pois combina nutrientes como biotina, vitamina E, curcumina, queratina e resveratrol.
Todos esses ingredientes trabalham juntos para nutrir o couro cabeludo e para reestabelecer o equilíbrio hormonal, evitando assim a queda de cabelo e promovendo o crescimento dos fios.
6. Cortisona
A cortisona é um corticosteroide que pode promover o crescimento do cabelo.
Injeções de cortisona aplicadas diretamente no couro cabeludo são mais eficazes, mas o medicamento também pode ser encontrado na forma de comprimidos de uso oral ou de pomadas para uso tópico.
7. Nioxin para crescer cabelo
Trata-se de um complexo de vitaminas e minerais que promove o crescimento do cabelo, que pode ser encontrado na forma de shampoos, condicionadores e loções.
Entretanto, o crescimento só ocorre onde ainda existe cabelo. Ele não funciona para tratar problemas de calvície, por exemplo.
8. Difenilciclopropenona
A difenilciclopropenona é um remédio para crescer cabelo encontrado na forma líquida. Ele deve ser aplicado como se fosse uma tinta diretamente no couro cabeludo.
A aplicação uma vez por semana garante o fortalecimento das raízes e estimula o crescimento dos fios.
Cuidar da saúde capilar nem sempre é uma tarefa fácil. Porém, quando você tem disponível os melhores remédios para crescer o cabelo o processo fica mais simples do que parece.
**As informações contidas nesse texto foram retiradas da literatura médica e de sites que discutem questões de saúde e cuidados capilares**